Farmácia Malheiro orienta como controlar o colesterol
O colesterol alto é uma das maiores preocupações médicas da atualidade, a condição pode ter diversos malefícios para a saúde e ser um quadro bem difícil de reverter uma vez que está em níveis críticos.
Nutricionistas e médicos não medem esforços ao nos manter informados sobre a importância de conhecer as funções e os efeitos do colesterol em nosso corpo, e em como atividades físicas, boa alimentação e acompanhamento médico são essenciais para mantê-lo controlado.
Muito se fala sobre controle de colesterol e sobre seus malefícios, no entanto, é preciso deixar bem clara qual a função e seus tipos, e que nem todo colesterol é ruim.
Tipos de colesterol
O colesterol é um lipídio (gordura), que precisa da ajuda de lipoproteínas para ser transportado pelo corpo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as lipoproteínas responsáveis pelo transporte do colesterol entre os tecidos segmentam-se em dois tipos, o LDL e o HDL. O LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, popularmente chamado de colesterol ruim, é responsável por transportar a gordura do fígado até outros tecidos.
Quando em excesso, o LDL pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos dificultando a passagem do sangue e aumentando a pressão arterial, e é aí que entra o HDL, conhecido como colesterol bom.
O HDL, lipoproteína de alta densidade, é responsável por transportar o LDL excedente de volta ao fígado, reduzindo seus níveis e desobstruindo os vasos sanguíneos.
Na realidade, não existe um colesterol ruim ou bom, ambos possuem funções diferentes e essenciais para o nosso organismo, e o verdadeiro perigo está nos excessos ou ausência de equilíbrio. Isso quer dizer, que devemos buscar manter níveis saudáveis das duas lipoproteínas.
Como controlar o colesterol?
Para manter os níveis de HDL e LDL balanceados é necessário reduzir os níveis de gordura no sangue, através de exercícios físicos, alimentação balanceada rica em nutrientes e principalmente de acompanhamento médico periódico.
Evite gorduras saturadas
A alimentação é uma das chaves para regular os níveis de colesterol no sangue e evitar o excesso de LDL. Alimentos com gordura saturada são os grandes vilões de quem deseja ter uma dieta saudável, pois a gordura se aloja nas paredes dos vasos sanguíneos.
Dieta rica em ômega 3
O ômega 3 é encontrado em peixes de água salgada, suplementos e até em alguns tipos de remedio para colesterol. Ele é extremamente benéfico para o controle do colesterol, uma vez que evita o acúmulo de gordura nas artérias, e estimula a produção de HDL ao mesmo tempo que reduz níveis de LDL.
Consumir alimentos ricos em fibras
Cereais, pães integrais, arroz integral, aveia, todos esses alimentos ajudam a reduzir a absorção das gorduras pelo organismo, e por isso também reduzem os níveis de LDL produzidos para transportá-las.
Pratique atividades físicas
Quando combinada com uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos também ajuda a reduzir os níveis de gordura no sangue, além aumentar nossa capacidade cardíaca e respiratória que são essenciais para o controle da pressão sanguínea.
Consulte sempre seu médico e nutricionista
As visitas ao médico são importantes para o acompanhamento dos níveis de colesterol no sangue, entre outras deficiências que precisem ser tratadas. Através do diagnóstico médico é possível montar uma dieta direcionada e um plano de atividades físicas com a ajuda de um nutricionista.
Farmácia Malheiro
A Farmacia Malheiro é uma farmácia de manipulação online sempre preocupada com a sua saúde, consulte nosso site para conferir também medicamentos naturais para a melhoria do seu bem-estar como a chlorella 500mg e muitos outros!